O que é o Telegram Messenger e como você pode usá-lo para o seu negócio?

0

Telegram é muito mais do que um serviço comum de troca de mensagens. O aplicativo baseado em nuvem leva as mensagens instantâneas e comunicações privadas para um novo patamar.

O crescimento do número de usuários ativos mensais do Telegram para mais de 100 milhões, dá-se pela facilidade de configuração, interface intuitiva, conjunto de recursos e segurança. As pequenas empresas podem usar a plataforma Telegram para gerenciar suas comunicações, mas também alavancar seu público ultrapassando uma nova barreira do marketing.

 

O que é exatamente o Telegram Messenger?

Imagine a facilidade das mensagens de texto e o poder do e-mail. Agora adicione a capacidade de acessá-los em qualquer lugar, em qualquer dispositivo, enviando qualquer tipo de arquivo, todos seguros e totalmente gratuitos.

Como um mensageiro multi-plataforma, o Telegram combina as características do WhatsApp e Snapchat, mantendo o potencial de marketing do Facebook.

Vamos dar uma olhada nos fundamentos do Telegram e algumas de suas características:

Plataformas

Telegram suporta todas as plataformas em dispositivos móveis e desktop, como um aplicativo nativo.
As versões móveis para smartphones e tablets incluem o iOS, Windows Mobile, Android e Firefox OS.

As versões de desktop seguem o exemplo com macOS, Windows e Linux.

Independentemente do tipo de dispositivo, os usuários podem enviar mensagens de texto, fotos, áudio, vídeo e qualquer outro tipo de arquivo; Incluindo: doc, zip, mp3 e mais – até 1,5 GB cada.

Capacidade

Além de enviar qualquer tipo de arquivo, o Telegram é focado na velocidade. As mensagens são sincronizadas perfeitamente em todos os canais – para todos os usuários – simultaneamente. Isso parece ainda mais impressionante quando você considera a possibilidade de compartilhar conteúdo em grupos com 5.000 pessoas ou transmiti-los para um número ilimitado de pessoas em um canal.

Grupos

As pequenas empresas podem achar úteis os recursos dos Grupos do Telegram. As duas categorias – Grupos e Supergrupos – permitem o compartilhamento entre 200 e 5000 membros, respectivamente.

Os grupos contam com compartilhamento colaborativo e acesso ao histórico. Cada membro pode marcar mensagens como favoritas, transmitir mensagens e adicionar novos membros ao grupo.

Chat secreto

Iniciar um chat secreto é um processo simples de dois cliques. Esse recurso permite uma criptografia de ponta a ponta para mensagens, tornando-as altamente seguras.

Os desenvolvedores da plataforma afirmam que ninguém pode decifrar a mensagem, somente você e seu destinatário. Depois de excluir a mensagem, ela é excluída automaticamente do outro lado.

Auto-destruição

Em chats com usuários individuais, você pode enviar mensagens com um recurso de destruição programada. Este recurso pode atrair especialmente as pequenas empresas que enviam mensagens de grande importância que valem por um tempo determinado, para que as mesmas não sejam arquivadas ou acidentalmente compartilhadas fora da empresa.

Segurança

O Telegram suporta uma criptografia de dupla camada. A criptografia de servidor-cliente é usada em bate-papos na nuvem, enquanto os bate-papos secretos usam uma camada cliente-cliente adicional.

O sistema é tão seguro, que o Telegram oferece uma recompensa de U$ 300.000 para qualquer pessoa que consiga invadir seu sistema.

Baseado em nuvem

A acessibilidade é uma característica chave do Telegram. Seu sistema baseado em nuvem permite que você acesse mensagens de qualquer dispositivo e de qualquer local, não importando de onde tenham sido originadas.

Se você começar a escrever uma mensagem em seu telefone, você pode facilmente continuar a escrevê-la a partir do seu desktop. Este recurso, sem dúvida, virá a calhar em ambientes de pequenas empresas.

Como você pode usar Telegram para o seu negócio?

O Telegram tem mais de 100 milhões de usuários e a concorrência é baixa em termos de empresas que estão aproveitando seu potencial. Além do mais, com uma vasta base de usuários, é seguro afirmar que alguns de seus clientes atuais e provavelmente alguns de seus futuros clientes estejam usando o Telegram ou já ouviram falar do aplicativo. Atualmente, os usuários estão enviando e recebendo mais de 15 bilhões de mensagens por dia.

A principal vantagem que o Telegram oferece às pequenas empresas parece estar na área de comunicação – com clientes, membros da equipe, parceiros, etc. Em oposição às mídias sociais tradicionais e até mesmo algumas mensagens de texto usadas no mercado para vários destinatários, o Telegram cria uma troca mútua de mensagens com seus destinatários.

Business-to-consumer (B2C)

As interações com os clientes se tornam uma experiência individualizada. Tudo, desde consultas gerais até solicitações específicas, como status de pedidos e suporte detalhado, pode ser tratado pelo Telegram.

As mensagens aos seus clientes são relevantes e oportunas, criando relacionamentos valiosos que levam a uma maior satisfação.

Business to Business (B2B)

Sua empresa pode aproveitar o poder do Telegram para se comunicar com seus parceiros e fornecedores. A plataforma é fácil de usar e segura tornando-o bem adaptado às empresas.

Bots

Outra potência do Telegram está em sua automação. Com o uso de seus bots, você é capaz de sistematizar seus processos principais e permitir que os robôs do sistema lidem com uma variedade de IFTTT (If This Then That – Se isso então aquilo), automatizando as tarefas para você.

Conclusão

Embora o Telegram não tenha sido projetado como uma verdadeira ferramenta de marketing, ele cria oportunidades para interagir com seu público e permanecer relevante em seu mundo, on-line e off.

Ao disponibilizar a sua empresa no Telegram, você está abrindo um novo canal de comunicação. Um link ou tag em seu site ou canais de mídia social mostrará aos usuários que você está disponível.

Para decidir se o serviço pode ser uma boa adição à sua empresa, leia a página de perguntas frequentes do Telegram para obter mais informações.

Se você entrou agora ou pretende entrar em breve para o Telegram e quer aprender os primeiros passos para utilizar o aplicativo, deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco pelo Telegram, através do @ContatoTelezap

Artigo traduzido pelo canal @AprendendoIngles, o maior canal de educação do Telegram Brasil. Leia aqui o artigo original em Inglês.

Save

Save

Sobre o Autor

Estudante de Administração, editor do site devocionais.org, colaborador do portaltelezap.com.br e administrador dos canais @aprendendoingles e @telezap no Telegram.

Deixe Um Comentário